Menopausa

A menopausa natural ocorre em média aos 51 anos de idade. Aos 40 anos, os níveis hormonais de estrógeno e progesterona diminuem e, após um ano sem menstruar, a mulher é considerada menopausada.

Quase dois terços das mulheres apresentam problemas de memória neste período. Além disso, muitas apresentam ondas de calor, depressão, diminuição da libido, ressecamento vaginal, insônia e ansiedade. Tais sintomas começam na pré-menopausa e se agravam progressivamente com o decorrer dos anos.

Grande parte das mulheres apresentam estes sintomas por muitos anos mas não procuram ajuda médica por medo do câncer de mama. Somado a isso, os médicos de maneira geral, por desinformação, incentivam as mulheres a sorrir e suportar esta fase. Com isso, milhões de mulheres estão sofrendo sem necessidade, pois existe um tratamento seguro e barato, a reposição hormonal feminina, que além de aliviar os sintomas, melhora significativamente a qualidade de vida das mulheres.

O tratamento da menopausa deve ser individualizado, levando em conta os riscos e os benefícios para cada paciente. Algumas mulheres não podem fazer reposição hormonal.  História familiar de câncer de mama e diabetes não são contraindicações da terapia hormonal.

A menopausa prejudica ossos, cérebro, coração e sistema imunológico. Desencadeia osteoporose, fraturas e aumento da gordura abdominal, levando a um maior risco de diabetes e doenças cardiovasculares.

As mudanças hormonais também favorecem o envelhecimento mais rápido. Os hormônios femininos protegem as mulheres de doenças cardiovasculares, que matam 10 vezes mais do que câncer de mama. Na menopausa, com a queda destes hormônios, a mulher perde esta proteção, tendo maior risco cardiovascular do que os homens. Portanto é muito mais provável que a mulher após os 50 anos morra de AVC ou infarto do que de câncer de mama.

Se você tiver estes sintomas, converse com seu médico. Ele poderá fazer muito por você e melhorar sua qualidade de vida.

A menopausa natural ocorre em média aos 51 anos de idade. Aos 40 anos, os níveis hormonais de estrógeno e progesterona diminuem e, após um ano sem menstruar, a mulher é considerada menopausada.Quase dois terços das mulheres apresentam problemas de memória neste período. Além disso, muitas apresentam ondas de calor, depressão, diminuição da libido, ressecamento vaginal, insônia e ansiedade. Tais sintomas começam na pré-menopausa e se agravam progressivamente com o decorrer dos anos.Grande parte das mulheres apresentam estes sintomas por muitos anos mas não procuram ajuda médica por medo do câncer de mama. Somado a isso, os médicos de maneira geral, por desinformação, incentivam as mulheres a sorrir e suportar esta fase. Com isso, milhões de mulheres estão sofrendo sem necessidade, pois existe um tratamento seguro e barato, a reposição hormonal feminina, que além de aliviar os sintomas, melhora significativamente a qualidade de vida das mulheres.O tratamento da menopausa deve ser individualizado, levando em conta os riscos e os benefícios para cada paciente. Algumas mulheres não podem fazer reposição hormonal. História familiar de câncer de mama e diabetes não são contraindicações da terapia hormonal.A menopausa prejudica ossos, cérebro, coração e sistema imunológico. Desencadeia osteoporose, fraturas e aumento da gordura abdominal, levando a um maior risco de diabetes e doenças cardiovasculares.As mudanças hormonais também favorecem o envelhecimento mais rápido. Os hormônios femininos protegem as mulheres de doenças cardiovasculares, que matam 10 vezes mais do que câncer de mama. Na menopausa, com a queda destes hormônios, a mulher perde esta proteção, tendo maior risco cardiovascular do que os homens. Portanto é muito mais provável que a mulher após os 50 anos morra de AVC ou infarto do que de câncer de mama.Se você tiver estes sintomas, converse com seu médico. Ele poderá fazer muito por você e melhorar sua qualidade de vida.

Posted by Dr. Antonio Mendes Fontanelli on Tuesday, May 19, 2020

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
× Agendar Consulta