Menopausa

O tratamento da menopausa deve ser individualizado, levando em conta os riscos e os benefícios para cada paciente. Algumas mulheres não podem fazer reposição hormonal.  História familiar de câncer de mama e diabetes não são contraindicações da terapia hormonal.

A menopausa natural ocorre em média aos 51 anos de idade. Aos 40 anos, os níveis hormonais de estrógeno e progesterona diminuem e, após um ano sem menstruar, a mulher é considerada menopausada.Quase dois terços das mulheres apresentam problemas de memória neste período. Além disso, muitas apresentam ondas de calor, depressão, diminuição da libido, ressecamento vaginal, insônia e ansiedade. Tais sintomas começam na pré-menopausa e se agravam progressivamente com o decorrer dos anos.Grande parte das mulheres apresentam estes sintomas por muitos anos mas não procuram ajuda médica por medo do câncer de mama. Somado a isso, os médicos de maneira geral, por desinformação, incentivam as mulheres a sorrir e suportar esta fase. Com isso, milhões de mulheres estão sofrendo sem necessidade, pois existe um tratamento seguro e barato, a reposição hormonal feminina, que além de aliviar os sintomas, melhora significativamente a qualidade de vida das mulheres.O tratamento da menopausa deve ser individualizado, levando em conta os riscos e os benefícios para cada paciente. Algumas mulheres não podem fazer reposição hormonal. História familiar de câncer de mama e diabetes não são contraindicações da terapia hormonal.A menopausa prejudica ossos, cérebro, coração e sistema imunológico. Desencadeia osteoporose, fraturas e aumento da gordura abdominal, levando a um maior risco de diabetes e doenças cardiovasculares.As mudanças hormonais também favorecem o envelhecimento mais rápido. Os hormônios femininos protegem as mulheres de doenças cardiovasculares, que matam 10 vezes mais do que câncer de mama. Na menopausa, com a queda destes hormônios, a mulher perde esta proteção, tendo maior risco cardiovascular do que os homens. Portanto é muito mais provável que a mulher após os 50 anos morra de AVC ou infarto do que de câncer de mama.Se você tiver estes sintomas, converse com seu médico. Ele poderá fazer muito por você e melhorar sua qualidade de vida.

Posted by Dr. Antonio Mendes Fontanelli on Tuesday, May 19, 2020